“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
Jesus nunca desistiu de sua missão. Ainda com doze anos de idade, o Mestre já aparecia nas Escrituras, sentado ao lado de doutores na sinagoga, ensinando aquilo o que aprendeu do Pai. Desde cedo, Jesus já tinha seus olhos voltados para o seu alvo: "A cruz". Ele nunca desistiu da cruz, nem nunca pensou em voltar atrás. Medo Jesus sentiu sim, mas isso não foi motivo para paralisá-lo. Cristo nunca cedeu ao medo, e isso é muito importante. O problema não é ter medo, mas ceder ao medo. O problema não é ser tentado, mas ceder à tentação. Da mesma forma, não podemos deixar que a nossa fé seja abalada pelas circunstâncias que estão ao nosso redor. Devemos estar com os nossos olhos fixos naquilo que queremos, naquilo que buscamos no que temos como Alvo de nossas vidas, e sempre “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé.
Existem pessoas que facilmente desiste por causa das circunstâncias que estão ao seu redor.
Jesus em nenhum momento menosprezou a palavra dita por esta pessoa que se dispôs a segui-lo para onde quer que fosse. Esta pessoa citada chegou diante de Jesus assumindo uma responsabilidade; um compromisso; uma aliança. Jesus então colocou diante dela as condições que ela teria que suportar se estivesse disposta realmente a segui-lo. O Mestre disse-lhe que até mesmo os animais têm suas casas, seu ninho, mas que Ele muitas vezes não tinha lugar para reclinar a cabeça.
O que Jesus estava ensinando, na verdade, é que para segui-lo, muitas vezes, é necessário deixar de lado nossa zona de conforto, abrir mão de certos luxos, de um lugar de aconchego e de certas regalias da vida.
Não existe vida cristã sem renúncia. Não existe renúncia sem esforço. Vida cristã sem esforço chama-se mediocridade. Da mesma forma, não existe cristianismo sem cruz. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (Lucas 9:23).
O principal ensinamento de Jesus aqui é que a pessoa deixe de lado o seu egoísmo, o conforto, o luxo. O egoísmo jamais pode afastá-lo de seguir a Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário